V Seminário de Estudos Fronteiriços (V SEF) começa hoje no CPAN/UFMS

Postado por: Ana Monteiro

De 20 a 22 de maio acontece em Corumbá-MS, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Câmpus do Pantanal, o V Seminário de Estudos Fronteiriços (V SEF). Da mesma maneira que o IV SEF, este evento terá organização compartilhada entre o Mestrado em Estudos Fronteiriços/UFMS, Universidade Federal do Rio de Janeiro, por meio de seu GRUPO RETIS, e pesquisadores dos Programas de Geografia (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Grande Dourados e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e contará com o apoio da Asociación de Estudios Fronterizos, além da CAPES e do CNPq.

O público-alvo imediato é constituído por discentes e docentes dos cursos de Pós-Graduação, bem como alunos de Iniciação Científica, que investigam a temática fronteiriça. As discussões programadas interessam, ainda, gestores públicos e demais profissionais interessados nos temas fronteiriços.

O evento tem por objetivos ampliar o conhecimento sobre os estudos de fronteira; fomentar a cooperação inter-institucional e promover amplo debate sobre as especificidades das fronteiras internacionais e os impactos vislumbrados nas suas gestões territoriais fronteiriças.

O V SEF se constituirá de conferências com renomadas autoridades científicas e políticas no assunto; mesas temáticas com três palestrantes em cada uma delas. Além disso, o evento oportunizará a apresentação dos trabalhos completos de alunos de iniciação científica, pós-graduação e professores de pós-graduação nas Sessões de Comunicação (SC). As SC ocorrerão em salas específicas por cada tema indicado nas normas de apresentação dos trabalhos.

Confira a Programação do evento clicando aqui!

Mais informações na página do evento: V SEF ou pelos telefones (67) 3234-6219/6223, na Coordenação do Mestrado em Estudos Fronteiriços (MEF) do Câmpus do Pantanal.