Atividades

 

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE HISTÓRIA (ACCH)

 

 

CAPÍTULO I

Da Natureza das Atividades Complementares Obrigatórias

Art.1º As Atividades Complementares Obrigatórias do Curso História-Licenciatura são constituídas de atividades acadêmicas, científicas e culturais, na área de História e demais Ciências Humanas, previstas no Projeto Pedagógico do Curso, em atendimento à Resolução CNE/CES 13, de 13 março de 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de História-Licenciatura e artigos 60 e 61 da Resolução COEG/UFMS n° 214, de 17/12/2009.

 

Art.2º As Atividades Complementares Obrigatórias serão organizadas a partir de dois eixos de atividades, a saber:

 

I – Participação Acadêmica, Científica e Cultural;

II – Produção Acadêmica e Científica.

 

§ 1º A Participação Acadêmica, Científica e Cultural refere-se a todas as atividades em que o acadêmico participa como ouvinte, cujo tema esteja diretamente relacionado com a História e demais Ciências Humanas, que não façam parte de disciplinas constantes da Matriz Curricular.

§ 2ºA Produção Acadêmica e Científica refere-se a todas as atividades produzidas e/ou ministradas pelo acadêmico, cujo tema esteja diretamente relacionado com a História e demais Ciências Humanas e que não façam parte de disciplinas constantes da Matriz Curricular.

 

 

Art. 3° A Participação Acadêmica, Científica e Cultural está distribuída em 3 (três) grupos de atividades, a saber:

 

I - Participação em Atividade Acadêmica/Ensino: disciplinas como enriquecimento curricular, participação em curso, mini-curso, grupo de estudo, grupo de pesquisa, oficina, palestra, projeto de ensino, projeto de extensão, seminário de defesa de monografia, seminário de defesa de dissertação e tese, representação estudantil (Diretoria de Centro, Acadêmico, Colegiado e/ou Comissões) e trabalhos voluntários ligados a instituições de ensino.

 

II - Participação em Evento: participação em eventos científicos diretamente relacionados com a História e demais Ciências Humanas.

 

III - Participação em Atividade Cultural: participação em eventos culturais relacionados com a História e demais Ciências Humanas.

 

Art. 4° A Produção Acadêmica e Científica está distribuída em cinco (5) grupos de atividades, a saber:

 

I - Produção Acadêmica: apoio técnico em projeto de ensino, extensão e pesquisa, apresentação artística, colaboração em projeto de ensino, extensão e pesquisa, coordenação de projeto de ensino e extensão, curso ministrado/coordenado, docência em ensino fundamental e médio, estágio extra-curricular, grupo de estudo (coordenação), grupo de pesquisa (coordenação), projeto de iniciação científica, ministrante em projeto de ensino e extensão, monitoria de ensino e extensão, oficina ministrada/coordenada, palestra ministrada e visita técnica.

 

II - Produção Bibliográfica: apoio técnico em publicação de livro/revista, artigo aceito para publicação, artigo completo publicado em periódico, livros e capítulos, resumos e trabalhos completos publicados em anis de evento, texto em jornal ou revista, trabalho monográfico (não curricular) e tradução.

 

III - Produção Técnica: desenvolvimento de material didático ou instrucional na área de Ciências Humanas, editoração de livro, anais, catálogo coletânea, enciclopédia e periódico e trabalho técnico na área de Ciências Humanas (acessória, consultoria, parecer, elaboração de projeto e auxiliar de pesquisa).

 

IV - Produção em Evento: apresentação de trabalho (comunicação), apresentação de trabalho (pôster), organização e execução de eventos culturais e participação em programa de rádio ou TV (entrevista, mesa redonda ou comentário).

 

V Premiação/Bolsa Auxílio e/ou similar: Prêmios recebidos por entidades e/ou instituições por produção de projetos e/ou participação em atividades da área e/ou afins, bolsa auxílio e/ou similar recebida para desenvolver atividades em ensino, pesquisa e/ou extensão na área de Ciências Humanas.

 

 

Art. 5º A forma de comprovação da participação nas diferentes atividades dos eixos será feita mediante apresentação de fotocópia dos certificados, devidamente validados e reconhecidos, e apresentação do original quando solicitado.

 

 

CAPÍTULO II

Da Carga Horária

 

Art. 6º A carga horária das Atividades Complementares Obrigatórias é de 223 h/a (duzentas e vinte e três horas/aula) para acadêmicos com ingresso até 2009. Para os ingressantes a partir de 2010 a carga horária é de 255 h/a (duzentas e cinquenta e cinco horas/aula) de atividades realizadas pelo discente, durante o curso.

 

Parágrafo Único – Cada atividade constante dos grupos de atividades terá a indicação da carga horária correspondente em pontuação, conforme explicitado no Anexo I, para efeitos de classificação e pontuação nas Atividades Complementares Obrigatórias.

 

Art. 7° O acadêmico iniciará sua participação nas Atividades Complementares Obrigatórias a partir de sua matrícula no 1º semestre do curso de História.

 

Art. 8° O acadêmico transferido de outra Instituição de Ensino Superior poderá apresentar os comprovantes referentes ao período cursado em sua instituição de origem.

 

 

CAPÍTULO III

Da Comissão de Orientação e Divulgação

Art. 9º O Colegiado de Curso deverá indicar, no início do ano letivo, três professores que irão compor a Comissão de Orientação e Divulgação das Atividades Complementares Obrigatórias.

 

Parágrafo Único – Os membros elegerão, entre seus pares, um professor que Coordenará as atividades da referida Comissão.

 

Art. 10 São atribuições da Comissão de Orientação e Divulgação:

 

I – Orientar o acadêmico no cumprimento das Atividades Complementares Obrigatórias.

II – Divulgar aos acadêmicos as atividades previstas e as que surgirem no decorrer do semestre letivo.

III – Prestar todos os esclarecimentos necessários quanto à realização das Atividades Complementares Obrigatórias.

 

 

CAPÍTULO IV

Do Encaminhamento dos Comprovantes

Art. 11 Para solicitar o reconhecimento das Atividades Complementares Obrigatórias realizadas, o acadêmico deverá preencher formulário próprio (Anexo II) e anexar os respectivos comprovantes das atividades apresentadas.

 

Art. 12 O formulário e os comprovantes deverão ser encaminhados para a Comissão de Reconhecimento e Pontuação das Atividades Complementares Obrigatórias.

 

Parágrafo único – Para efeito de contagem de pontos para as Atividades Complementares do Curso de História/ACCH, cada visita técnica deverá ser realizada sob a orientação de um professor seguindo as normas abaixo:

a)      a visita precisa ser computada em horas, em formulários adequado (Anexo V);

b)      o responsável pelo local precisa assinar o documento;

c)      o formulário deverá conter a descrição da atividade e sua relação com a disciplina;

d)      o formulário é individual.

 

 

CAPÍTULO V

Da Comissão de Reconhecimento e Pontuação

Art. 13 A Comissão de Recolhimento e Pontuação será composta pelos docentes que integrarem a Comissão de Orientação e Divulgação das Atividades Complementares Obrigatórias que deverá receber e proceder ao reconhecimento e à pontuação das Atividades Complementares Obrigatórias, dentro do prazo de 45 (quarenta e cinco) dias antes do término do semestre letivo.

 

Art. 14 São atribuições da Comissão de Reconhecimento:

 

I – Proceder ao recolhimento do formulário (Anexo II) e comprovantes das atividades apresentadas para validação junto aos acadêmicos.

II – Conferir, classificar e pontuar as atividades apresentadas pelos acadêmicos, reconhecendo ou determinando o não enquadramento da mesma em nenhum dos eixos citados no artigo 2º.

III – Encaminhar ao Colegiado de Curso do Curso de História o Relatório Final contendo a pontuação dos acadêmicos (Anexos III e IV).

 

Art. 15 A Comissão de Reconhecimento e Pontuação, após sua instalação, terá 30 (trinta) dias para encaminhar o resultado ao Colegiado do Curso de História, que emitirá Parecer, através de resolução, quanto à carga horária reconhecida.

 

CAPÍTULO VI

Das Disposições Gerais

Art. 16 Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado de Curso do Curso de História.

 

 

 

 

FacebookGoogle+