Palestra: Escola Sem Partido e os nexos entre Indústria Cultural, Dialética Negativa e Personalidade Autoritária

Postado por: Luciano Édipo

O “NEXOS: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar” é uma Rede Nacional de Pesquisas que tem o objetivo de estabelecer colaborações e parcerias regionais e nacionais para produção de conhecimentos metodológicos e teóricos em teoria crítica e temáticas contemporâneas como as novas tecnologias. A Rede de Pesquisa Nexos é composta por quatro grupos de pesquisa interinstitucionais de mesmo nome cadastrados no CNpq no Nordeste, Centro-Oeste/Norte, Sudeste e Sul brasileiros e conecta pesquisas locais, regionais e nacionais realizadas por professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação nas cinco regiões do país. Em cada região uma coordenadora gere as pesquisas locais/regionais, ao mesmo tempo em que atua em uma pesquisa coletiva envolvendo toda a rede. O confronto entre os resultados das pesquisas nas diversas regiões fornece um mapa das expressões sociais, políticas e culturais contemporâneas no Brasil, estabelecendo uma maior integração entre as pesquisas acadêmicas e a produção de conhecimento em teoria social no país. Atualmente a Rede Nacional Nexos de Pesquisa já conta com vinte pesquisadores de diversas instituições do país bem como parceiros internacionais.

Nessa mesa redonda as coordenadoras estarão debatendo sobre a proposta “Escola Sem Partido e os nexos entre Indústria Cultural, Dialética Negativa e Personalidade Autoritária” A coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMS providenciará certificados para os participantes.

Membros da Mesa Redonda:
Dra. Roselaine Ripa (coordenadora do NEXOS Sul)
(Expositora presencial)
Dra. Isabella Fernanda Ferreira (coordenadora do NEXO Centro-Oeste/Norte)
(Expositora presencial)
Dra. Deborah Christina Antunes (coordenadora do NEXOS Nordeste)
(Debatedora on line)
Dra. Marilia Mello Pisani (coordenadora do NEXOS Sudeste)
(Debatedora on line)

Dra. Roselaine Ripa
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2000), com habilitações em Administração Escolar, Magistério das Séries Iniciais, Magistério do Ensino Médio e Orientação Educacional. Possui Mestrado (2005) e Doutorado em Educação (2010), na área de Fundamentos da Educação, pela UFSCar. É especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em EaD (2012), pela UFF. Atualmente é professora adjunta na UDESC, no Centro de Educação a Distância, em Florianópolis – SC. É líder do Grupo de Pesquisa “Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar – Sul” (CNPQ/UDESC), integrante do Grupo de Extensão e Pesquisas “Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade” (CNPQ/UDESC) e do Grupo de Estudos e Pesquisas “Teoria Crítica e Educação” (CNPQ/UFSCar), atuando nos seguintes temas: educação a distância e trabalho docente, mídia e educação e tecnologias e indústria cultural.

Dra. Isabella Fernanda Ferreira
Formação acadêmica toda em Educação desenvolvendo pesquisas com o auxílio da Filosofia e da Sociologia – em especial – com as contribuições da Escola de Frankfurt. Concluiu Magistério integral no CEFAM (Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério no Estado de São Paulo). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/FCLar) e Doutora em Educação Escolar pela UNESP/FCLar. Professora Adjunta II com regime de Dedicação Exclusiva na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS. Docente no Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Infantil oferecido pela UFMS em parceria com o MEC. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Social da UFMS. Uma das Fundadoras e Coordenadoras na Rede Nacional de Pesquisa “NEXOS -Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar”; – com sedes na UFMS (Centro-Oeste/Norte), UFC (Nordeste), UFABC (Sudeste) e UDESC (Sul). Interesses de Temas de Pesquisa: a relação da Educação Social em seus diferentes fenômenos sociais em relação com a Mídia, Tecnologias, Cultura, Artes e, Organização do Trabalho em seus aspectos objetivos e subjetivos na perspectiva da Teoria Crítica ou Escola de Frankfurt.

Dra. Deborah Christina Antunes
Possui Formação de Psicólogo e Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Bauru (2005), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008) – graduação e mestrado realizados com bolsa FAPESP. É Doutora em Filosofia (2012) pelo PPG-Fil. da Universidade Federal de São Carlos – doutorado realizado com bolsa Capes. Realizou estágio doutoral na Universidade da Califórnia, Berkeley, como Visiting Student Researcher, sob a orientação do Prof. Dr. Martin Jay, com bolsa CAPES/PDEE entre janeiro e dezembro de 2011. É Professora Adjunta do setor de estudos de Psicologia Social da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral, professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará (UFC/ Sobral) e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. É pesquisadora do PesquisaMus (Grupo de Pesquisa em Educação, Artes e Música), líder do Grupo de Pesquisa “Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar – Nordeste”; e coordenadora do PRISMAS – Núcleo de Estudos em Teoria Crítica, Indústria Cultural e Psicologia Social. Pesquisadora selecionada pela FUNCAP no Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica – BPI (2016-2017). Tem experiência em pesquisa na área de Psicologia Social, Educação e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria crítica da sociedade, pesquisa social empírica, preconceito, indústria cultural, estética, arte, formação e semiformação.

Dra. Marilia Mello Pisani
Possui Doutorado em Filosofia (UFSCar, 2008), Mestrado em Filosofia (UFSCar, 2003), Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais (UNESP, 1999). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do ABC nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Filosofia e Coordenadora de Curso de Licenciatura em Filosofia, na mesma instituição. Desenvolve atividades em pesquisa, ensino e extensão a partir dos referenciais teóricos e práticos da filosofia social em perspectiva interdisciplinar, articulando filosofia, ciências e artes. Pesquisadora do CNPq na linha de “Teoria Crítica, Cultura Digital e Experiência Estética”. Membro da Rede de Pesquisa Nacional e Interinstitucional “Nexos: Teoria Critica e Pesquisa Interdisciplinar” (com sedes em UFC/Nordeste, UFMS/Centro-Oeste e Norte, UDESC/Sul, UFABC/Sudeste), sendo a coordenadora da sede Nexos/Sudeste na UFABC com a Linha de Pesquisa em Teoria Critica da Tecnologia. Membro do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Filosofia LAPEFil, na linha “Ensino de Filosofia e suas Interfaces nas Artes e nas Humanidades”. Palavras-chave das pesquisas: Herbert Marcuse, filosofia social, psicanálise, teoria crítica da tecnologia e subjetividade.