Acontece em Corumbá o 6º Colóquio Sobre Doença Falciforme com o tema: Redes de Atenção

Postado por: Luciano Édipo
O 6º Colóquio Sobre Doença Falciforme com o tema Redes de Atenção será realizado  dia 17/06/16, das 14 às 17h, no auditório do Sindicato Rural

Este ano haverá a participação do Prof Dr. Ilidio Roda Neves, da curso de Psicologia do CPAN como membro da mesa.
A ACODFAL (Associação Corumbaense de Pessoas com Doença Falciforme e outras hemoglobinopatias) vem realizando um coloquio por ano para discutir a saúde da população negra, particularmente sobre a Doença Falciforme nas áreas da saúde, educação, assistência social  e controle social, com o objetivo de divulgar sobre a doença e discutir políticas públicas que envolvam esta população.
A data foi escolhida por ser próxima do dia 19 de junho, Dia Mundial de Consciência sobre a Doença Falciforme estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

A doença falciforme é uma doença hereditária onde se regista uma alteração dos glóbulos vermelhos do sangue. Com a membrana alterada, as células rompem-se mais rapidamente, provocando anemia. O deficiente transporte de oxigênio provoca também dores no corpo, problemas respiratórios, fraqueza, entre outros. Trata-se de uma doença crônica que atinge negros e descendentes e que representa um problema de saúde pública no  Brasil.