Projeto “UFMS Saudável” do Câmpus do Pantanal inicia atividades

Postado por: Luciano Édipo

O projeto é destinado aos servidores do Câmpus Pantanal, os inscritos no projeto participaram da 1° etapa da Caminhada “Viva bem a idade que você tem” que ocorreu neste último domingo, dia 24. O evento foi organizado pela PAX Cristo Rei em parceria com a Prefeitura de Corumbá, haverá mais sete etapas durante o ano de 2016. Em cada etapa há sorteio de brindes pelos organizadores do evento. Nesta primeira etapa a servidora da UFMS, Maria Giclaudes Oliveira Braga foi contemplada com uma bicicleta.

Está confirmada também a participação dos servidores no Circuito Corumbá de Corrida de Rua, promovido pela Fundação de Esportes da Prefeitura de Corumbá, que terá sua 1° etapa no dia 01 de maio.

A ação é desenvolvida pelo Serviço de Psicologia da UFMS/CPAN, coordenado pela psicóloga Franciele Ariene Lopes Santana, em parceria com o sindicato dos Técnicos – Administrativos (SISTA), e ainda um diálogo vem sendo estabelecido com o sindicato dos Professores (ADUFMS) para que também integrem a iniciativa. O SISTA apoiou custeando o pagamento da taxa de inscrição dos servidores interessados, de um dependente, e dos servidores terceirizados que manifestaram interesse em participar dos eventos.

Os objetivos do projeto são: fomentar a participação coletiva dos servidores da UFMS/Campus Pantanal em atividades físicas visando à promoção da saúde, lazer e integração/convivência dos/as trabalhadores/as; realizar acompanhamento e triagem (física e psicológica) dos servidores inscritos; e, envolver os sindicatos na discussão sobre saúde do trabalhador. Além da participação em eventos de atividade física, almeja-se o desenvolvimento de atividades internas e permanentes, para isso haverá colaboração de professoras do curso de Educação Física.

O projeto está em fase de inscrição no Comitê de Ética para que os dados da triagem sejam colhidos e demais atividades que motivam tais cuidados seja desenvolvidas. Para participar do projeto basta procurar o serviço de psicologia.