Professores do CPAN divulgam relatório de pesquisa de satisfação sobre transporte coletivo em Corumbá (MS)

Divulgado o primeiro relatório do estudo realizado por professores e acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus do Pantanal sobre a satisfação dos usuários do serviço de transporte coletivo prestado pela Viação Cidade Corumbá, desde o início de sua operação, em outubro de 2014.

Em relação à avaliação geral do transporte coletivo de ônibus em Corumbá, nos últimos meses, desde o início das operações da empresa na cidade, cerca de 85,9% dos entrevistados, responderam que o serviço melhorou de alguma forma neste período e com relação à nota atribuída ao grau de satisfação em ser cliente da VCC, obteve-se um resultado que pode ser considerado positivo, 4,0 numa escala de 1 a 5. Analisando-se as médias em cada categoria percebeu-se a existência de bons indicadores de satisfação dos usuários em relação a maior parte dos serviços prestados pela VCC, entretanto, também, verificou-se que há elementos que apresentam problemas e podem ser melhorados”, explica o professor do Curso de Matemática do CPAN e Gestor da pesquisa, Renato Câmara Victório de Almeida Júnior.

Segundo o professor , “a realização da pesquisa avaliativa sobre a satisfação de usuários é de fundamental importância para qualificar a oferta de serviços de transporte coletivo e torná-la mais eficiente. As informações resultantes, o conhecimento das satisfações e/ou insatisfações relativas aos serviços recebidos, são de significativa valia para a tomada de decisões qualificadas e para a posterior avaliação do impacto dessas decisões nos serviços prestados pela empresa”.

Partindo deste princípio, o estudo teve como objetivo avaliar a satisfação dos usuários do serviço de transporte de passageiros urbanos da Empresa Viação Cidade Corumbá (VCC), na cidade de Corumbá-MS, criando-se parâmetros que permitam avaliar continuamente a qualidade dos serviços prestados e apontar problemas a serem resolvidos.

Participaram, ainda, da pesquisa o professor Mestre Newton Ganne, do curso de Administração do CPAN, e os acadêmicos Eduardo Barbosa da Silva e Ítalo Fernandez da Silva, ambos do curso de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus do Pantanal.

A PESQUISA – Por mais de 10 anos o transporte coletivo de passageiros da cidade de Corumbá (MS) foi realizado pela empresa Viação Canarinho, contudo diversos problemas como ônibus quebrados, falta de veículos e atrasos culminaram em intervenção administrativa na gestão da empresa por parte da Prefeitura local. Em seguida foi aberta licitação de concessão de transporte coletivo municipal. A iniciativa teve como objetivo principal melhorar a qualidade dos serviços de transporte coletivo de passageiros da cidade de Corumbá (MS), bem como atender as demandas da população. A empresa vencedora foi a Viação Cidade Corumbá (VCC) que iniciou suas atividades em de 31 de outubro de 2014, com um total de 25 ônibus zero quilômetro e assumindo a responsabilidade de atender com qualidade as demandas dos usuários.

Após alguns meses de atuação da referida empresa tornou-se necessária uma pesquisa-diagnóstico para avaliar a satisfação dos usuários em relação aos serviços prestados. “Entende-se que ouvir o usuário é de suma importância para avaliar e também melhorar da qualidade dos serviços e, consequentemente, para a manutenção da concessão à empresa”, explicou prof. Renato.

Assim, a VCC solicitou a colaboração da UFMS/CPAN para que fosse desenvolvida uma pesquisa de satisfação junto aos seus consumidores. Após reuniões iniciais ocorridas entre integrantes da equipe de pesquisa e gestores da VCC definiu-se, entre outros, os objetivos da pesquisa e deu-se início aos trabalhos que culminaram no relatório aqui apresentado”.

O levantamento de informações realizou-se por meio de uma amostra aleatória contendo 413 usuários que foram abordados, sem tendências no interior dos ônibus, e convidados a responder ao questionário estruturado contendo 35 questões divididas em sete blocos. Para aferir os dados com maior precisão utilizou-se escala do tipo Likert de 5 pontos. Posteriormente, foi feita organização e conferência das unidades de coleta, tabulação, calculou-se o Ranking Médio (RM) para cada item e em seguida o RM médio de cada bloco.

Consulte o Relatório na íntegra aqui!

i.php

Ônibus da Viação Cidade Corumbá (foto – Diário Online)