Professores do CPAN/UFMS participam da segunda etapa da “Expedição da Cidadania”

De 11 a 20 de maio, o Navio de Transporte Fluvial “Paraguassu” navega no Rio Paraguai até a localidade de São Lourenço, transportando, mais uma vez, juízes, servidores, estudantes de direito e profissionais da saúde para atender as comunidades ribeirinhas, totalizando aproximadamente 40 voluntários. É a segunda etapa da “Expedição da Cidadania”, que percorrerá desta vez, cerca de 230 quilômetros do Rio Paraguai, atendendo as localidades de Jatobazinho, Paraguai Mirim, Porto de São Francisco e Barra de São Lourenço.

A coordenadora do projeto, Juíza Federal Raquel Domingues do Amaral, explicou que nesta segunda etapa, a expedição está retornando aos locais visitados anteriormente, para dar sequência ao trabalho desenvolvido, como efetivação dos julgamentos de processos, entrega de documentos expedidos, além de levar outros serviços como atendimento médico, odontológico e oftalmológico.

“Nesta segunda etapa vamos fazer as audiências, os julgamentos, os processos previdenciários, entregar os documentos como carteiras de identidades e os CPFs, além de cerca da entrega de 40 óculos, bem como a realização de um trabalho preventivo de jurisdição preventiva com a comunidade da Barra do São Lourenço”, explicou.

CPAN NA EXPEDIÇÃO – Os professores do curso de Geografia e do Mestrado em Estudos Fronteiriços do CPAN-UFMS, Dr. Aguinaldo Silva e Dr.ª Beatriz Lima de Paula Silva, também participam dessa segunda etapa da Expedição da Cidadania. Os professores foram convidados por desenvolverem projetos de pesquisas, incluindo mapeamento de comunidades tradicionais no Pantanal em parceria com o Ministério Público Federal e a ONG ECOA.

A UFMS participa da Expedição da Cidadania. A iniciativa objetiva levar à população que vive em situação de isolamento e pobreza às margens e na área próxima ao Rio Paraguai, entre Corumbá (MS) e Cáceres (MT), serviços como emissão de documentos, benefícios previdenciários, ações preventivas para a saúde e assistência jurídica, entre outros.

PRIMEIRA ETAPA – A primeira Etapa da Expedição teve início em 09 de março e percorreu, até o dia 27 de março, cerca de 600 Km, no Rio Paraguai. Na segunda etapa de visitas, de 11 a 29 de maio, serão entregues os documentos e realizadas atividades jurídicas. Aproximadamente 60 voluntários participarão da ação, entre servidores, magistrados e palestrantes.

Participaram da primeira etapa da Expedição os acadêmicos do curso de Direito do Câmpus do Pantanal (CPAN) Nicolle Rodrigues, Dayanne Araújo e Diego Deicle Cáceres.

Além da UFMS, participam da parceria com a AJUFE os governos dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as Defensorias Públicas, os Tribunais de Justiça (TJs) e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de ambos os estados, os Tribunais Regionais Federais (TRFs) da 1ª e da 3ª Região, os cartórios de registro de Corumbá/MS e de Cáceres/MT, a Defensoria Pública da União, o Ministério da Previdência Social, o Ministério da Pesca, o Ministério das Comunicações, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Receita Federal do Brasil, o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a prefeitura de Corumbá/MS.