PEIF chega a Bela Vista sob a Coordenação de professoras do CPAN/UFMS

Nos dias 18 e 19 de setembro, em Bela Vista-MS, aconteceu a abertura do projeto e 1º Curso de Formação Continuada para o Programa Escolas Interculturais de Fronteira – PEIF.  Com o objetivo de real integração, Bela Vista-BR e Bella Vista Norte – PY passam a integrar o PEIF, em 2014, por meio do acordo firmado entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Bela Vista, MERCOSUL e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal, por meio do Curso de Letras e sob a Coordenação da Prof. Dra. Lucilene Machado Garcia Arf.

O Programa Escolas Interculturais de Fronteiras – PEIF, projeto do Ministério da Educação–MEC criado em 2005, iniciou suas atividades de formação e qualificação complementar para professores da educação básica das escolas da faixa de fronteira de Corumbá/Bolívia em 2012. O Programa propõe ações que visem ao equilíbrio na linha de fronteira na tentativa de superar assimetrias que impeçam a formação de um cidadão crítico, tolerante e ético. Segundo a professora do CPAN/UFMS, Lucilene Machado, coordenadora do PEIF, “as ações desenvolvidas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Secretaria Municipal de Educação de Bela Vista, juntamente com as entidades educacionais competentes do Paraguai, mais precisamente de Bella Vista – PY permitem que o PEIF promova a integração fronteiriça por meio de cursos, seminários e palestras, cujo foco é a educação intercultural nos contextos multilíngues ou bilíngues”, ressaltou. Os primeiros cursos foram ministrados pelas professoras integrantes do projeto. As Professoras Joana D’Arc Mendes e Elizabeth Bilange focaram dois eixos temáticos para o avanço da educação nestas cidades s gêmeas.

Participaram do evento inaugural a coordenadora do projeto, Prof. Lucilene Machado, o prefeito  de Bela Vista/MS, Renato de Souza Rosa, a secretária de Assistência Social, Patrícia Ocáriz de Souza Rosa, a secretária municipal de Educação, Irenice Suchy Alves, e ainda a Coordenadora do Núcleo do PEIF prof. Francisca Baltha, entre outras autoridades.

O PEIF

Desenvolvido em 17 unidades de ensino brasileiras e em 15 da Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela, o programa Escolas Interculturais de Fronteira ampliou, em 2014, o número de escolas, municípios, países, línguas e universidades públicas participantes do Projeto. A expansão agregará escolas de municípios do Brasil que fazem fronteira com Colômbia, Peru, Guiana e Guiana Francesa. Com o ingresso dessas quatro nações no programa, aos idiomas português, espanhol e guarani, praticados por professores e estudantes desde 2005, serão acrescidos o inglês e o francês. O objetivo da medida é promover e ampliar a integração regional pela educação intercultural de crianças e jovens residentes em cidades gêmeas ou de fronteira, como Bela Vista – BR e Bella Vista Norte Paraguai.

Cidades gêmeas são aquelas com sedes administrativas próximas, cortadas por uma avenida ou rua, com divisa com rio ou seca. É considerado município na faixa de fronteira aquele que tem a sede situada a até 150 quilômetros da divisa com outro país.

Dados da Coordenação-Geral do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, relativos a este ano, mostram que o lado brasileiro participa do programa com 11 municípios, 17 escolas, 7,5 mil estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, 250 professores e dez universidades federais. Das 17 escolas brasileiras, 14 adotam o regime de educação integral.

Para 2014, a expansão deve dar prioridade a escolas que aderiram aos programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador. A previsão é de alcançar 36 municípios, 108 escolas e 2,1 mil professores, além de trabalhar com 14 universidades públicas. O número de estudantes ainda não está definido.

PEIF_BV-09-17_023 (2) PEIF_BV-09-17_109 (2) PEIF_BV-09-17_239 (2) PEIF_BV-09-17_084 (2)

PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO

Módulo IV: Organização do trabalho pedagógico a partir do texto literário (30 horas)

Estudo das relações entre representação literária e espaço geográfico. Desenvolvimento de ações interdisciplinares que visem o ensino por meio da literatura.

– 1º de outubro (5 h/a) – Contação de história
– 02 de outubro (5 h/a) – Prof. Suzana Mancilla: As competências comunicativas interculturais no ensino e aprendizagem de línguas – reflexões sobre a “língua materna” e a “língua do outro”
– 08 de outubro (5 h/a) – Prof. Denise Abrão Nachif
– 09 de outubro – Prof. Alexandra Pires do Prado: A formação crítica do professor em seu contexto intercultural
– 15 de outubro: Prof. Regiane Reis
– 22 de outubro – Prof. Alcione – Especificidade da linguagem literária e sua abordagem em sala de aula.
– 23 de outubro – Prof. Alex: confecção de livros artesanais
– 29 de outubro – Prof. Elismar Bertolucci: O projeto de leitura no contexto da comunidade escolar – ação de leitura.

PEIF/CPAN/UFMS