Unidade 1 do Câmpus do Pantanal - UFMS

Unidade 2 do Câmpus do Pantanal - UFMS

Unidade 3 do Câmpus do Pantanal - UFMS

Atividades complementares

Atividades Complementares

As Atividades Complementares do Curso Pedagogia-Licenciatura do CPAN/UFMS são constituídas de atividades acadêmicas, científicas e culturais, na área de Educação e afins, previstas no Projeto Pedagógico do Curso, em atendimento aos artigos 7° e 8° da Resolução CNE/CP nº 01, de 15/05/06, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia- Licenciatura e artigos 60 e 61 da Resolução COEG/UFMS n° 214, de 17/12/2009.
As Atividades Complementares estão organizadas a partir de dois eixos de atividades assim constituídas:
I - Produção acadêmica e científica
Refere-se a todas as atividades produzidas e/ou ministradas pelo acadêmico, cujo tema esteja diretamente relacionado com a educação nas áreas de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental e demais modalidades do Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos, previsto no Projeto Pedagógico do Curso, e que não façam parte de disciplinas constantes da Matriz Curricular. Está distribuída em cinco grupos de atividades:
  1. Produção Acadêmica: monitoria de ensino e de extensão, bolsa trabalho e/ou similar, visitas técnicas, apoio técnico, estágio não obrigatório, coordenação, colaboração, apoio técnico ou ministrante em projetos de extensão, de ensino, cursos, oficinas, grupos de estudo e de pesquisa, palestras proferidas.
  2. Produção Bibliográfica: projeto de iniciação científica, trabalho monográfico desde que este não constitua parte de disciplina, artigos completos publicados em periódicos, trabalhos completos e resumos publicados em anais de eventos ou periódicos, artigos aceitos para publicação, livros e capítulos, apoio técnico em publicação de livro, texto em jornal ou revista, tradução de artigo, livro e capítulo de livro.
  3. Produção Técnica: produção de software, trabalho técnico (assessoria, consultoria, parecer, elaboração de projeto), desenvolvimento de material didático ou instrucional, editoração de livro, anais, catálogo, coletânea, enciclopédia, periódico, participação em programa de Rádio ou TV (entrevista, mesa redonda, comentário sobre o tema da educação ou qualquer outro).
  4. Produção em Evento: participação em eventos com apresentação de trabalho.
  5. Premiação: Prêmios recebidos por entidades e/ou instituições por produção de projetos e/ou participação em atividades.
II – Participação acadêmica, científica e cultural
Refere-se a todas as atividades em que o acadêmico participa como ouvinte, cujo tema esteja diretamente relacionado com a educação nas áreas da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, bem como em áreas afins e demais modalidades do Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos, previsto no Projeto Pedagógico do Curso, e que não façam parte de disciplinas constantes da Matriz Curricular. Está distribuída em 03 grupos de atividades:
  1. Participação em Atividade Acadêmica: participação como ouvinte em cursos, oficinas, palestras, projetos de extensão e de ensino, em grupos de estudo e de pesquisa, representação estudantil em Diretoria de Centro Acadêmico, Colegiados e/ou Comissões.
  2. Participação em Evento: participação em eventos científicos diretamente relacionados com a educação e áreas afins.
  3. Participação em Atividade Cultural: participação em eventos culturais relacionados com a Educação.
Da Carga horária

O acadêmico iniciará sua participação nas Atividades Complementares a partir de sua matrícula no 1º Semestre do curso de Pedagogia. O acadêmico transferido de outra Instituição de Ensino Superior poderá apresentar os comprovantes referentes ao período cursado em sua Instituição de origem.
Para integralizar a carga horária das Atividades Complementares do Curso de Pedagogia, o acadêmico deverá realizar, durante o ano letivo, pelo menos três atividades diferentes que façam parte dos dois eixos descritos acima.  Deverá cumprir ao longo dos quatro anos de curso a seguinte carga horária:
  • 213 horas: para os acadêmicos com ingresso em 2008 e 2009
  • 153 horas: para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010 (Conforme estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia/2006)
Das Atribuições e Competências dos Envolvidos

Do Acadêmico
a) Informar-se das Atividades oferecidas dentro ou fora da Instituição.
b) Ter conhecimento do Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Pedagogia.
c) Providenciar a documentação que comprove a sua participação.
d) Preencher a ficha de encaminhamento (digitada ou com letra legível) sem rasuras e anexar, na ordem descrita na ficha, cópia da documentação comprobatória das atividades realizadas.
e) Providenciar uma cópia da ficha preenchida que servirá como comprovante de entrega.
f) Entregar na data fixada pela Comissão de Reconhecimento e Pontuação o formulário (original e cópia) preenchido com a fotocópia da documentação comprobatória.
g) Guardar consigo o comprovante de entrega das Atividades Complementares e apresentá-la sempre que necessário.
Da Comissão de Orientação e Divulgação
a) Orientar o acadêmico no cumprimento das Atividades Complementares através do conhecimento do Regulamento das Atividades Complementares.
b) Divulgar aos acadêmicos as atividades previstas e as que surgirem no decorrer do ano letivo.
c) Prestar todos os esclarecimentos necessários quanto à realização das Atividades Complementares.
Da Comissão de Reconhecimento e Pontuação
a) Fixar e divulgar datas para a entrega dos documentos comprobatórios em horário de funcionamento do curso.
b) Proceder ao recolhimento do formulário e comprovantes das atividades apresentadas pelos acadêmicos.
c) Conferir, classificar e pontuar as atividades apresentadas pelos acadêmicos, reconhecendo ou determinando o não enquadramento das mesmas, conforme quadro de classificação.
d) Após sessenta dias da instalação da Comissão, encaminhar ao Colegiado do Curso o relatório final, impresso e para o e-mail da coordenação do curso, contendo a pontuação anual e geral (cumulativa) dos acadêmicos, em formulários próprios, anexos ao Regulamento.
Do Colegiado de Curso do Curso de Pedagogia
a) No início do ano letivo indicar a Comissão de Orientação e Divulgação das Atividades Complementares para o referido ano, composta por três professores do Curso de Pedagogia.
b) Dentro do prazo de noventa dias antes do término do ano letivo indicar a Comissão de Reconhecimento e Pontuação, composta por até quatro professores do Curso de Pedagogia.
c) Encaminhar à Comissão de Reconhecimento e Pontuação, impresso e por e-mail, o formulário com a pontuação geral dos anos anteriores.
Receber e arquivar os documentos e o relatório das Atividades Complementares de cada acadêmico.
d) Emitir Parecer, através de resolução, quanto à carga horária reconhecida e divulgar aos acadêmicos.
Comissões

Comissão de Orientação e Divulgação das Atividades Complementares em 2011 (Conforme I.S. DED/CPAN Nº 03, de 10/02/11)

Presidente: Profª Drª Dimair de Souza França

Membro: Profª Drª Nilza Cristina Gomes de Araújo

Membro: Profª. Me. Silvia Adriana Rodrigues

Comissão de Reconhecimento e Pontuação das Atividades Complementares em 2011
Em Breve!
Regulamento e Formulários